FAQ - Dúvidas Frequentes

Sistemas Computadorizados já existentes precisam ser validados?

Todo e qualquer sistema computadorizado deve passar por processo de validação. A RDC 210 da Anvisa cita as Validações Prospectiva, que se faz antes do sistema entrar no ar, e Retrospectiva ou Concorrente, que se faz com o sistema já em operação.

Como gerenciar as ações de mitigação de riscos detectados em uma Análise de Riscos?

Deve ser estabelecido um eficiente plano de ações para mitigar os efeitos dos riscos de classe “Critico e Maior” que controle eficazmente a execução da própria ação e os prazos. Riscos desses níveis devem ser eliminados ou atenuados no menor espaço de tempo possível. A melhor alternativa é ter um sistema que faça o follow-up automaticamente, pois o controle humano é invariavelmente ineficaz.

O gerenciamento do treinamento de documentos com impactos BPx deve estar atrelado ao próprio GED (gerenciamento eletrônico de documentos)?

O treinamento dos documentos com impacto BPx, como por exemplo os POP´s é indissociável do próprio Gerenciamento dos Documentos. Infelizmente a maioria dos GED´s de mercado se limitam a gerenciar o próprio documento, tendo que se estabelecer interfaces com outros sistemas específicos para gerenciamento de treinamento, o que nem sempre funciona muito bem.

As ações do CAPA (Corrective Actions & Preventive Actions) devem ser tratadas distintamente para Desvios de Qualidade e Controles de Mudanças?

Algumas empresas tratam todas as ações com um único controle até para padronizar os processos, mas essa forma de tratamento é desaconselhável, porque as ações de Desvios devem ter tratamento específico, até por tratarem-se de anomalias. Enquanto as ações de Controles de Mudanças nem sempre têm impactos BPx de alta relevância.

Como se pode garantir a autenticidade de um documento emitido por um GED (gerenciamento eletrônico de documentos)?

A única forma de garantir a sua autenticidade é garantindo que o sistema possa emitir os documentos acrescentando a ele um código de Barras ou QR Code que seja passível de leitura ou identificação executada pelo próprio sistema. Lembrando que esse Código de Barras ou QR Code deve estar atrelado a cada impressão executada e não ao próprio documento, ou seja, o sistema deve ser capaz de identificar cada uma das cópias impressas por ele.

Ficou alguma dúvida?

Preencha os campos abaixo, e nos envie sua dúvida.